domingo, 9 de outubro de 2016

Vós sois deuses


 No desenrolar do Salmo 82, encontra-se a seguinte afirmação: "Vós sois deuses!". O que, para muitos, é perturbador e para outros é naturalmente aceito. Pode-se analisar com calma o contexto sem as predisposições de julgar como "blasfêmia". Os primeiros versículos deste salmo falam a respeito de amor e justiça, o que já nos dá uma direção de onde devemos buscar a explicação: Naqu'Ele que é amor e justiça. 

 "Façamos o homem à Nossa imagem e semelhança.", "Os anjos do Senhor acampam ao redor daqueles que o temem.", "(...) curai enfermos, expulsai demônios e ressuscitai os mortos.". Estas passagens mostram qual a intenção de Deus para com o homem, desde o início. Primeiro, Deus cria o homem à sua imagem, dando ao homem o privilégio de ser semelhante à Deus, destacando-o em toda a criação. Em seguida, Deus  ao homem autoridade sobre a criação para que ele domine. Mais a frente, vemos que os anjos do Senhor nos servem (guardando, trazendo uma mensagem, respondendo à uma oração, etc) e que Cristo, o filho de Deus, nos dá autoridade sobre os demônios, as enfermidades e até mesmo sobre a morte. É evidente que Deus criou o homem para ser como Ele, mas não é fazendo alusão ao poder que Deus nos chama de deuses e sim no sentido de imagem.  

 Deus é amor e justiça. Nós temos sido semelhantes a Ele nisso? Deveríamos. Temos abraçado o necessitado, amado os irmãos e até mesmo os que se fazem inimigos, alimentado os famintos e vestido os que agora estão nus? Pois é isso o que Cristo ensina. E esta grande "contradição" que este salmo propõe consiste na escolha entre ser homem ou ser deus. Onde ser deus é amar a todos, perdoar a quem quer que se arrependa, não estar com "as mãos encolhidas... e nem com ouvidos tampados". É procurar justiça para o próximo também e não apenas para si próprio, ser humilde e servir com amor. enquanto ser homem é ser egoísta, miserável, cheio de si, buscar sua própria justiça. É pensar no próprio benefício. Desta afirmação, ecoa uma pergunta: Quando o mundo olha para você, o que ele vê? 

"Até quando julgareis injustamente, e aceitareis as pessoas dos ímpios? (Selá.)
Fazei justiça ao pobre e ao órfão; justificai o aflito e o necessitado.
Livrai o pobre e o necessitado; tirai-os das mãos dos ímpios.
Eles não conhecem, nem entendem; andam em trevas; todos os fundamentos da terra vacilam.
Eu disse: Vós sois deuses, e todos vós filhos do Altíssimo."

Salmos 82:2-6
L.A. Paschoal

Um comentário:

  1. Muito bom , gostei .
    Faça o bem , o verdadeiro poder está nas nossas mãos e nós n sabemos usar!

    ResponderExcluir