quarta-feira, 12 de outubro de 2016

Batismo ou banho de piscina?


 Todos os dias, pessoas de todos os lugares do mundo são batizadas. Cada igreja possui o seu método, dia de preferência, etc. É um ritual muito lindo, com simbologias que comovem todos os envolvidos. No rio, piscina ou por aspersão, todos os grupos religiosos cristãos compartilham da ideia do batismo e da confissão pública de fé como requisito salvatório. O problema começa quando a maior parte dos batizados nas igrejas não sabem o que é batismo de verdade.

 O batismo nas águas é, baseado no dilúvio, um ato simbólico de redenção de pecados. Assim como a terra foi limpa do pecado, nós somos purificados, também, ao passar pela água. É óbvio que água não lava pecado, por isso é chamado um ato simbólico. João Batista deixa claro que ele  batizava com água, mas após ele viria aquele que é maior (Jesus) e batizaria com fogo (Espírito Santo). Agora, procure na Bíblia um versículo em que Jesus ou seus discípulos atearam fogo em alguém e chamaram isso de batismo. Não existe! É por isso que se chama simbolismo. Tanto a água quanto o fogo não têm o poder de mudar os egoísmos e paixões que nos levam a viver os caprichos que a Bíblia chama de pecado. É nesse ponto que entra o batismo com o Espírito Santo. Não confunda batismo com o Espírito, com essas manifestações emotivas onde rodam, pulam, gritam, etc. Isso não é batismo, não existe na bíblia e só serve pra assustar crianças (e alguns adultos também). O verdadeiro batismo com o Espírito Santo nada mais é do que transformação de caráter. Batismo significa imersão. Ser batizado na água significa imergir em água. De mesmo modo, ser batizado no Espírito significa imergir, ou mergulhar, no Espírito. Quem mergulha na água, sai molhado. E quem mergulha no Espírito? Roda? Pula? Trava a língua? Não, recebe o fruto do Espírito. E qual é o fruto do Espírito? Amor. O Espírito Santo possui muitos frutos, mas todos eles se resumem em amor.

 De nada valem os títulos na igreja, os admiradores, as parabenizações, os atos simbólicos, a frequência em cultos, etc. Se não houver amor, nada vale! Dar um mergulho na piscina não te faz mais próximo de Deus. Se fosse assim, não haveria ninguém mais "santo" que o Micheal Phelps. Mergulhe no Espírito Santo todos os dias, na intensidade da vida, em cada momento, em cada lugar, com cada pessoa. Seja cheio do Espírito Santo, seja cheio de amor!

Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.
Contra estas coisas não há lei.
E os que são de Cristo crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências.
Se vivemos em Espírito, andemos também em Espírito.
Não sejamos cobiçosos de vanglórias, irritando-nos uns aos outros, invejando-nos uns aos outros.
Gálatas 5:22-26
L.A. Paschoal

0 comentários:

Postar um comentário